Melhores editores de vídeo profissional

O software de edição de vídeo é, sem dúvida a principal ferramenta do videomaker moderno. Já distante são os dias em que precisávamos de gigantescos equipamentos mecânicos e lentes para fazer a edição dos rolos de filmes.

Hoje, na era do vídeo, todo o trabalho profissional pode ser feito através de um software de edição de vídeo, desde o logging até a mixagem e produção final.

Por sorte existem inúmeras soluções de edição de vídeo disponíveis para o profissional. Isso é incrível porque cada videomaker pode testar e escolher a ferramenta que mais se adeque ao seu fluxo de trabalho, necessidades, tamanho do bolso…

Mas por causa disso também, acarreta na maior dificuldade em decidir que ferramenta utilizar e até mesmo onde começar.

Então este artigo é para você que não sabe por onde começar a escolher.

Os melhores editores de vídeo para o videomaker moderno são:

Adobe Premiere Pro

Plataformas: Windows, MacOS

Quando se fala em editor de vídeo profissional, a primeira lembrança que passa na mente de muitos é o pacote da Adobe.

E por um bom motivo: além de anos de estrada, o PremierePro vem recheado de funcionalidades. Pense em uma funcionalidade, o PremierePro tem (ou até mesmo inventou).

Além das inúmeras funcionalidades, o Premiere Pro está inserido no ecossistema da Adobe, e se conecta com vários outros softwares de qualidade: AfterEffects para efeitos especiais, Photoshop para edição de imagens, Audition para som etc.

O PremierePro pode ser caro para adquirir, mas na assinatura da CreativeCloud, esse preço pode ser facilmente diluído conforme você for produzindo trabalhos.

Avid Media Composer

Plataformas: Windows, MacOS

Outro software de peso, utilizado na edição de alguns filmes bastante famosos de Hollywood, o Media Composer da Avid é um software utilizado em grandes produções do cinema e da TV.

Se você participa de projetos realmente grandes, então provavelmente já cruzou com o Media Composer uma hora ou outra.

O Media Composer é o favorito nessas situações por causa da grande compatibilidade e um conjunto de ferramentas que facilita muito a edição.

E embora seja um produto caro para empresas, é possível assinar o Avid Media Composer como se um serviço por um preço mensal que é facilmente pagável com a produção contínua.

Final Cut Pro X

Plataformas: MacOS

O Final Cut Pro, da Apple, por muito tempo foi a ferramenta preferida dos profissionais que adotavam os computadores da maçã, inclusive com brigas homéricas de Final Cut Pro era melhor que o Premiere Pro (e vice-versa).

Quando a Apple lançou o Final Cut X, foi uma decepção total. Além de “emburrecer” a interface, deixando ela parecida com o software gratuito da Apple, o iMovie, a nova versão perdeu muitos recursos de compatibilidade de sistemas legados que profissionais ainda dependiam.

Mas com o tempo isso foi mudando, o X foi ganhando funcionalidades, recuperando a compatibilidade, e as pessoas foram entendendo que a nova interface agilizava o workflow de produção.

Pode-se argumentar que o Final Cut X é o melhor software de edição de vídeos para MacOS por causa da integração dele com o hardware da Apple, e o resultado final é um sistema bastante competente e fácil de usar. Eu diria que se você tem um Mac, e não está investido em outra ferramenta, o Final Cut X a melhor opção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *